Secretaria de Educação de Nova Floresta PB

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quinta-feira, 16 de maio de 2019

Quadros funcionários e suas formações das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Nova Floresta - PB

Quadros funcionários e suas formações das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Nova Floresta - PB com referência ao inicio do mês de maio.
Foi feito um levantamento dos funcionários das Escolas Municipais pertencente à Rede Municipal de Ensino, os aspectos de condições contratuais, formações e funções.

Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação.

A Rede Municipal de Ensino possui no mês de maio de 2019, 49 turma para um quadro de 64 professores, sendo 51 efetivos em atividade e 03 afastado por licença medica totalizados 84,4% dos seus professores efetivos, distribuídos: 44 em sala de aula, 02 em coordenação e 05 em direção. Têm também 10 contratos correspondendo a 15,6% dos professores contrato, todos em sala de aula.

Quanto à formação 3,1% dos professores efetivos tem formação técnica em magistério. 4,7% cursando pedagogia sendo todos contratos, 92,2 %dos profissionais tem formação em Superior, sendo destes 81,2% efetivos e 11% contratos.  Dentre os com formação superior temos que 62,5 dos profissionais também são especialistas, sendo 59,4% efetivos e 3,1% contratados.

Entre os professores efetivos temos 3,1% na função de Coordenador Pedagógico, 7,8% na função de Diretor Escolar.
Entre os contratos temos 3,1% no ensino fundamental de primeira para supri provisoriamente licenças de medicas.  3,1% no ensino fundamental de segunda contrato temporários de professores por disciplinas.  4,7% contrato professores para Programa de Ensino de Jovens e Adultos (Peja) e 1,6% professor temporário para Atendimento Especializado Educacional (AEE).
Quanto à formação por área os professores da Rede Municipal de Ensino estão distribuídos nos seguintes segmentos:

Educação Infantil
Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

As duas últimas tabelas traz o segmento da Educação infantil, divido em Creche e Pré – Escolar. A Rede Municipal de Educação todos os professores das creches são efetivos e possui pedagogia com especialização em Educação Infantil. Na Pré – Escola todos os professores são efetivo e com formação em pedagogia e deste 66,7% tem especialização em Educação Infantil. No Ensino Infantil temos 100% dos professores com formação em Pedagogia e deste 71,4% tem especialista em Educação Infantil.

Ensino Fundamental I


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação.

Neste segmento temos dois professores de licença medida com isso ficamos com 91,6% de profissionais efetivos e 8,4% de contrato provisório. Quanto à formação temos 91,6% tem formação superior sendo que 83,2% em Pedagogia; 4,2% Letras e Pedagogia; 4,2% em Geografia. Além que 58,4% são especialistas, sendo 37,5% em Educação Infantil; 4,2% em Ensino Aprendizagem; 4,2% em Gestão Ambiental; 4,2% em Coordenação Pedagógica e 8,3% em Psicopedagogia. Temos ainda 4,2% de professor com Técnico em Magistério e 4,2% cursando Pedagogia.
Ensino Fundamental II
Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação.

Neste Segmento, temos 100% de formação superior, sendo 77,8% são efetivos e 22,2% contratados temporários. Com esse as áreas de conhecimentos são mais específicos tem profissionais de varias áreas do conhecimento, sendo 11,1% em Matemática e Pedagogia; 33,4% em Pedagogia; 11,1% Letras e Pedagogia; 11,1% em Educação Física; 11,1% geografia e Pedagogia; em 11,1 em Engenharia. Deste 66,6% tem especialização, sendo 11,1% em Educação Infantil; 22,2% em Gestão Escolar; 11,1% em Psicopedagogia, 11,1% em Linguística e 11,1% em Gestão Ambiental.

Ensino Multisseriado (Zona Rural)

Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

Nesse segmento 100% são contratos temporários e com formação superior, sendo 50% em Pedagogia e 50% em licenciatura em Química.

Educação Especial

Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação.

Neste segmento temos 80% de professores Efetivos e 20% de contratados, sendo que 100% tem formação superiores sendo 60% tem pedagogia; 20% Ciências Sociais e 20% em Artes. Destes 80% são especialistas, sendo 20% em psicopedagogia, Educação de Jovens e adultos, e Arteterapia.

Programa de Educação de Jovens e Adultos

Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação.

Nesse segmento temos 100% de Contrato temporário, com 33,3% formação em Administração e 66,7% cursando Pedagogia.

Professor / Diretor
Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação
Neste segmento temos 100% efetivos, 80% com Pedagogia e especialização em Educação Infantil; e 20% com Técnico em Magistério.


Professor / Coordenador
Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação
Neste segmento temos 100% efetivos e conformação superior em Pedagogia e 100% Especialista, sendo 50% em Educação de Jovens e Adultos; 505 em Educação Infantil.

A Rede Municipal de Ensino Apresenta no quadro geral as seguintes formações e especializações.


Quadro de Formações
Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

Temos 92,2% do quadro de profissionais tem formação superior e 4,7% estão cursando Pedagogia e 3,1% Técnico em Magistério.

Quadro de Especialização

Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

A Rede Municipal de Ensino conta com 62,5% de profissionais com Especializações, sendo 40,6% em Educação Infantil; 6,3% em Psicopedagogia; 3,1% em Educação de Jovens e Adultos; 3,1% em Gestão Escolar; e 1,6% nas áreas de Ensino Aprendizagem, Coordenação Pedagógica, Arteterapia e Linguística.

Os profissionais de apoio por escola termos:

Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

O quadro nos mostra os Auxiliares de Serviços Gerais (ASG) da Rede Municipal de Ensino por Unidade de Ensino e sua função e formação. O município conta com 90,3% de ASG e efetivos em atividade e 3,2% em licença médica e tem também 6,5% de contratos temporários.
Quanto à formação desses profissionais tem que 41,9% tem no máximo ensino fundamental; 45,2% ensino médio; 9,7% estão cursando curso superior e 3,2% tem curso superior com especialização.


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação
O quadro de Agente Administrativo nos mostra que todas as escolas do ensino fundamental I e II da zona urbana têm pelo menos um profissional efetivo. Quanto à formação temos 50% com Ensino Médio, sendo uma com Técnico em magistério; 33,3% cursando o Ensino Superior e 16,7% com formação em pedagogia. O rende municipal tem mais dois agentes administrativos com formação superior que exercer função em comissionada de Diretor.Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação
A Rede Municipal de Ensino com 83,3% de seus vigilantes em atividade e 16,7% em licença medica. Com 50% com formação máxima ensino fundamental completo e 50% com formação ensino médio.


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

       Os diretores das Escolas Municipais são 100% funcionários efetivos; sendo 71,4% professores e 28,6% agente administrativo concursado. Suas formações são 14,3% Licenciatura em Biologia; 71,4% com Licenciatura em Pedagogia e 14,3% Técnico e Magistério. Entre eles temos 14,3% especialista em gestão escolar e 57,1% especialista em educação infantil.


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação

A Rede Municipal Conta com monitores para auxiliar nas creches e crianças especiais. Temos 88,9% de profissionais efetivos e 11,1% de contrato temporário. Todos efetivos tem formação superiores sendo 66,7% com licenciatura em Pedagogia; 11,1% com licenciatura em Educação Física e 11,1% em licenciatura em biologia. Dentre estes 11,1 % são especialistas em psicopedagogia e 11,1% especialistas em ensino e aprendizagem.

A Rede Municipal de Educação que desses 2017 tem parceria com o governo do estado no Programa SOMA onde todos os dados das escolas e das matriculas dos alunos, caderneta online são inserido no Sistema Saber em tem real. Tem hoje 29 de maio de 2019 o seguinte quadro de matricula  conforme o Sistema Saber.

Por Unidade de Ensino


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação/Saber

Por  Serie/ano 


Fonte: SME/ Sub-gerencia de informação/Saber

A Rede Municipal conta 1196 matricula de alunos no Sistema Saber. Algumas crianças da Rede Municipal também são atendidas pelos profissionais das Turmas do AEE, mas como estão na fase de construção de um diagnostico ainda não foi matriculado por falta de um laudo conclusivo de suas dificuldades de aprendizagens.




Marciel Santiago de Oliveira
Sub-gerencia de Informática


Revisado em  29/05/2019. 15h44min
29/05/2019 . 11h56min

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