A Secretaria Municipal de Educação de Nova Floresta - PB, através da Gerencia de Informação e Estatística, divulga os dados o rendimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino , informado no Educacenso 2018 , que teve sua primeira etapa ate 20 de março de 2019, pode ser alterado na segunda etapa que vai ate 15 de abril e MEC divulga o resultado final em maio. Fazendo também a divulgação dos resultados comparativos de 2017/2018.
Rendimento por Escola
Fonte: Semed/ Gerencia de Informação e Estatística
As Escolas Municipais teve 1197 matriculas de alunos informado no Educacenso, distribuídos em 07 Escolas e 02 creches, teve um aproveitamento de 82,5% de aprovação e 7,2 % de Reprovação, totalizando 89,7% de Matricula Final. Tivemos uma movimentação de alunos 4,5% transferidos e 5,8% de abandono escolar.
Legenda: MI ( Matricula Inicial); MPC (Matricula Pós - Censo); AP (Aprovados); RP (Reprovados); EV( Evadidos); TR ( Transferidos) MF( Matricula Final = AP+RP) e % Taxa de rendimento.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e
Estatística
No rendimento por serie/ano devemos destaca que educação infantil
(creches e pré - escolar) não há reprovação e o ciclo de alfabetização (1º ao
3º ano) geralmente só reprova no 3º ano, em casos excepcionais que o aluno fica
retido no 1º ou 2º ano. No ensino regular do 3º ao no 9º anos tivemos o
9º ano como melhor aproveitamento com 86% de aprovação e 4º ano com menor
aproveitamento com 69,6%, devemos salientar que até o 3º ano a avaliação
é feita avaliado os alunos por competências nos conteúdos estudados, do 4º ao
9º anos avaliação por notas verificadas principalmente por provas escritas. No
mesmo seguimento temos 8º ano com menor taxa de reprovação (1,8%) e 4º
ano com a maior taxa de reprovação (23,5%). O movimento dos alunos teve a maior
taxa abandono nas Turmas de EJA com 52,9% dos alunos matriculados e a
maior taxa de transferidos no 9º ano com 9,3% de transferidos.
os gráficos faz uma comparação entre os resultados de 2017 e 2018.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e
Estatística
Teve uma redução no número de matriculas entre 2017 e 2018, mais teve um
diferencial a ser observado que foi a redução número de alunos no Ensino
Infantil e Fundamental em quase todos serie/ano.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
Seguindo
tendência das matriculas teve uma redução no número de aprovação entre 2017 e
2018.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
O
resultado mostra uma redução no rendimento geral de aprovação, mas
mesmo assim a tendência não o correu nas turmas das creches, 9º ano, 8º
ano e 5º ano de 2018 que teve maiores taxas que 2017.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
Na
Reprovação segui a tendência de matriculas houve uma redução no geral,
tendo só um fato há se destaca o aumento no 4º ano de um terço de 2017 para
2018.
Fonte: SEMED/
Gerencia de Informação e Estatística
Na taxa
de reprovação houve um aumento considerável, pois não segui a tendência
de matricula e teve aumentos em 2018 nas turmas de 3º ano, 4º ano, 6º ano e 7º
ano.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
Visivelmente
houve um aumento grande entre 2017 e 2018, mas o motivo foi às turmas de EJA (Educação
de Jovens e Adultos) que contribui significantemente, pois em 2017 no foi
oferecida como é habitual ter uma tendência acentuada de evasão. Mas mesmos
assim teve um acréscimo nas turmas de Creche, 8º ano, 7º ano, 1º ano e
Pré - Escolar.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
A taxa de
evasão nos mostra que foi mais do dobro o aumento entre 2017 e
2018, e quais as turmas antes citada tiveram sua participação, além de
reafirmar a tendência das turmas de EJA nesse movimento.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
Houve um
acréscimo considerável nesse movimento, contrariando a tendências das
matriculas.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
A taxa de
transferência mostra como foi afetado em 2018 todo o seguimento, só
as turmas de 1º ano, 5º ano, 6º ano e as creches houve redução, mesmo
assim na maioria ficou bem próxima de 2017.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
Seguindo
a tendência da matricula inicial tive uma redução na maioria da serie/ano.
Fonte: SEMED/ Gerencia de
Informação e Estatística
Na taxa
também segui a tendência da redução de matriculas, mas destacamos as turmas
de 9º ano, 6º ano, 5º ano e creches que aumentaram as suas taxa de
matricula final.
Como rendimento abrange a Educação Infantil (creche e pré - escolar), Ensino Regular (1º ao 9º anos) e Educação de Jovens e Adultos. O município teve uma turma considerada complementa que não tem rendimento que foi a turma de Atendimento Educação Especializada que tem uma informação na matricula inicial de 40 alunos.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Os rendimentos
também foram direcionados para cada escola para que possamos ver a realidade
individual e a quem compete utiliza para avaliar o que deu certo e sugeri melhorias
para o que não esteja como esperado.
Os gráficos de rendimento e taxa das Escolas Municipais por turma:
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Fonte: SEMED/ Gerencia de Informação e Estatística.
Marciel Santiago de Oliveira
Gerencia de Informação e Estatística
última atualização 26/04/2019 as 10h39min
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