A Secretaria Municipal de Educação de Nova Floresta - PB, através da Sub Gerencia de Estatística, divulga os dados o rendimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino , informado no Educacenso 2019 , que teve sua primeira etapa ate 20 de março de 2020, pode ser alterado na segunda etapa que vai ate 15 de abril e MEC divulga o resultado final em maio. Fazendo também a divulgação dos resultados comparativos de 2017¬2019.
Legenda: MI ( Matricula Inicial); MPC (Matricula Pós - Censo); AP (Aprovados); RP (Reprovados); EV( Evadidos); TR ( Transferidos) MF ( Matricula Final = AP+RP) e % Taxa de rendimento.
Fonte: Semed/ Sub Gerencia de Estatística
As Escolas Municipais teve 1160 matriculas de alunos informado no Educacenso, distribuídos em 07 Escolas e 02 creches, teve um aproveitamento de 86,5% de aprovação e 6 % de Reprovação, totalizando 92,5% de Matricula Final. Tivemos uma movimentação de alunos 6,1% transferidos e 1,4% de abandono escolar.
Rendimentos por série/ano
Legenda: MI ( Matricula Inicial); MPC (Matricula Pós - Censo); AP (Aprovados); RP (Reprovados); EV( Evadidos); TR ( Transferidos) MF( Matricula Final = AP+RP) e % Taxa de rendimento.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Seguindo tendência das matriculas teve uma redução no número de aprovação entre 2017 à 2019, mas com uma melhora em relação a 2018, nas creches, 1º ano, 2º ano, 3º ano e EJA .
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
O resultado mostra a melhor taxa do rendimento geral de aprovação do período, mas mesmo assim a tendência não ocorreu nas turmas do 9º ano, 8º ano e 7º ano, 2º ano e 1º ano de 2019 que teve menores taxas que 2018.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
A taxa de transferência mostra como foi afetado em 2019 aumentou quase a metade dos anos.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Na taxa a tendência de melhoras nas matriculas em relação o período, destacam - se as turmas do EJA, 9º ano, 8º ano, 5º ano , 4º ano, 3º ano , pré escolar e creches que aumentaram as suas taxa de matricula final.
Fonte: Semed/ Sub Gerencia de Estatística
As Escolas Municipais teve 1160 matriculas de alunos informado no Educacenso, distribuídos em 07 Escolas e 02 creches, teve um aproveitamento de 86,5% de aprovação e 6 % de Reprovação, totalizando 92,5% de Matricula Final. Tivemos uma movimentação de alunos 6,1% transferidos e 1,4% de abandono escolar.
Rendimentos por série/ano
Legenda: MI ( Matricula Inicial); MPC (Matricula Pós - Censo); AP (Aprovados); RP (Reprovados); EV( Evadidos); TR ( Transferidos) MF( Matricula Final = AP+RP) e % Taxa de rendimento.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
No rendimento por serie/ano devemos destaca que educação infantil (creches e pré - escolar) não há reprovação e o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) geralmente só reprova no 3º ano, em casos excepcionais que o aluno fica retido no 1º ou 2º ano. No ensino regular do 3º ao no 9º anos tivemos o 5º ano como melhor aproveitamento com 90,8% de aprovação e 4º ano com menor aproveitamento com 73%, devemos salientar que até o 3º ano a avaliação é feita avaliado os alunos por competências nos conteúdos estudados, do 4º ao 9º anos avaliação por notas verificadas principalmente por provas escritas. No mesmo seguimento temos 7º ano com menor taxa de reprovação (2,5%) e 4º ano com a maior taxa de reprovação (24%). O movimento dos alunos teve a maior taxa abandono nas Turmas de EJA com 13,7% dos alunos matriculados e a maior taxa de transferidos no 7º ano com 27,5% de transferidos.
Também foi feito rendimento por segmento das áreas pedagógicas.
Legenda:Rendimento (Aprovados e Reprovados); Evadidos e Transferidos.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Temos a educação infantil dividida entre creches e pré escolar , fundamental 1 do 1º ano ao 4º ano, fundamental 2 do 6º ao 9º ano, e educação especiais com Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado, que não não entra no rendimento escolar, mas com uma atividade complementar.
Os gráficos faz uma comparação entre os resultados de 2017 à 2019.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Teve uma redução no número de matriculas entre 2017 à 2019 mais teve um diferencial a ser observado que foi a redução número de alunos no Ensino Infantil e Fundamental em quase todos serie/ano, com melhoras no 1º ano e 2º ano.
Seguindo tendência das matriculas teve uma redução no número de aprovação entre 2017 à 2019, mas com uma melhora em relação a 2018, nas creches, 1º ano, 2º ano, 3º ano e EJA .
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
O resultado mostra a melhor taxa do rendimento geral de aprovação do período, mas mesmo assim a tendência não ocorreu nas turmas do 9º ano, 8º ano e 7º ano, 2º ano e 1º ano de 2019 que teve menores taxas que 2018.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Na Reprovação segui a tendência houve uma redução no geral, tendo fatos há se destaca o aumento no 4º ano e 8º ano que aumento no período.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Na taxa de reprovação apesar da menor no período, houve um aumento considerável, pois teve aumentos em 2018 nas turmas de 9º ano, 8º ano, e 4º ano.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Visivelmente houve uma grande redução no período, mas o motivo foi às turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) que contribui significantemente, pois teve um trabalho mais qualitativo do que quantitativo.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Houve um acréscimo considerável nesse movimento, contrariando a tendências das matriculas.
A taxa de transferência mostra como foi afetado em 2019 aumentou quase a metade dos anos.
Fonte: SEMED/ Sub Gerencia de Estatística
Seguindo a tendência da matricula inicial tive uma redução na maioria da serie/ano.
Na taxa a tendência de melhoras nas matriculas em relação o período, destacam - se as turmas do EJA, 9º ano, 8º ano, 5º ano , 4º ano, 3º ano , pré escolar e creches que aumentaram as suas taxa de matricula final.
Marciel Santiago de Oliveira
Sub Gerencia de Estatística
última atualização 08/06/2020
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